O funcho, que é uma planta medicinal cujas sementes são a erva-doce.
Entretanto é indicado para melhorar a digestão, impulsiona o emagrecimento e além disso ajuda a reduzir os sintomas dos resfriados e alivia a tosse.
Todavia, além do uso medicinal é também usado como tempero de alimentos.
Funcho
O funcho tem uma grande quantidade de vitaminas C e A, além do complexo B, cálcio, zinco, potássio, fósforo, cobre, sódio e ferro.
Por ser rico em vitaminas, nutrientes e minerais auxilia principalmente para combater os gases, inchaço, diarreia e cólicas e por isso é muito indicado para bebês e crianças, inclusive por ter sabor mais doce.
Para lactantes, o funcho e a erva-doce inacreditavelmente permitem o aumento da produção do leite materno.
Plantas Medicinais: https://lifestyle.uai.com.br/saude/5-beneficios-da-rhodiolia-rosea/
Reduz a ansiedade e o estresse
Além de propiciar mais calma e reduzir a ansiedade e o estresse. Também auxilia a dormir melhor.
Da mesma forma, também é diurético, o que melhora na retenção de líquido e além disso tem propriedades vermífugas, evita espasmos, é antirreumático e combate o mau hálito e da azia e o enjôo.
Por fim, auxilia na limpeza do fígado e do baço e ajuda a combater a infecção urinária e é anti-inflamatório, por conta de conter alcânfora, estragol e anetol.
Chá de sementes de funcho
Chá de sementes de funcho – Receita: primeiramente ferva um litro de água e após coloque de 3 a 4 colheres de semente de funcho e deixe em efusão de 5 a 10 minutos. Tome sem adoçante de 2 a 3 vezes ao dia.
Chá com as folhas
De maneira idêntica, é possível fazer chá com as folhas, utilizando-se um punhado de folhas para um litro de água fervente, deixando em efusão de 5 a 10 minutos, tomando e vezes ao dia.
Além disso, é possível fazer chá de funcho para gargarejo em casos de inflamação de garganta, devendo ser usado 2 vezes por dia.
- 10g de funcho
- 10g de alcaçuz
- 30g de tomilho
Em um litro de água fervente, colocar os ingredientes, deixar em efusão de 5 a 10 minutos.
Pode ser usado para gargarejar ou para beber, contudo não pode ser dado para crianças menores de 3 anos
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.