Jeans: saiba como diminuir o impacto ambiental

Jeans: saiba como diminuir o impacto ambiental

O jeans é uma peça que tem tudo a ver com o Brasil. A proposta de versatilidade pode ser usada de todas as formas, seja de um jeito mais casual ou para uma produção totalmente sofisticada.

Mas qual o custo de todo esse processo? Primeiramente, é importante que você saiba que para a produção de uma peça, a calça por exemplo, é necessário aproximadamente cinco mil litros de água.

Contudo, é possível pensar de um jeito sustentável. Assim, minimizar os efeitos ao meio ambiente. Foi assim que a Fundação Ellen MacArthur, organização britânica, propôs um ciclo econômico a fim de modificar o processo.

A ideia endossou o pensamento coletivo de 70 empresas, com foco em encontrar soluções que priorizem o meio ambiente. Hoje, dois anos após o processo de pesquisa, constatou-se que é possível diminuir os efeitos ambientais com pequenos ajustes.

Moda e comprometimento social

Para isso, é fundamental comprometimento e, principalmente, que as marcas pensem em durabilidade. Isso porque, assim, haverá necessidade de menos lavagem.

Outro ponto levantado pela instituição foi a rastreabilidade, já que, desse modo, seria possível analisar o descarte e propor soluções descartáveis. Além disso, implementação de processos seguros.

Para você, essas alternativas partem de um movimento utópico? A resposta é não. Tanto que 80% dos participantes conseguiram adaptar os processos. Dois pontos que ajudaram muito foi a opção dos fabricantes pelo algodão orgânico e a troca dos rebites por costura para facilitar a reciclagem.

Lucratividade é prioridade ambiental

Entretanto, as pessoas que escolheram essa missão tiveram o desafio de realizar toda essa implementação. A amostragem encabeçada Fundação Ellen MacArthur deixa claro que é possível aliar lucratividade a boas práticas socioambientais.

Mas, para que a realidade se cumpra, é importante que haja o comprometimento a fim de fomentar a produção em grande escala. É possível! Porém, para isso, é necessário mudança ideológica em todas as etapas da indústria.

Jeans: saiba como diminuir o impacto ambiental

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.