Cuidar de plantas faz você ter autocuidado

Certamente você já ouviu ou leu quanto à importância do convívio de humanos com plantas e animais.

E não é lenda, a jardinagem holística tem sido cada vez mais procurada pelas pessoas.

O isolamento social permitiu aflorar diversos sentimentos e, além disso, trouxe muitos momentos de reflexão e da busca de autoconhecimento.

Tudo isso contribui para que mais pessoas busquem mecanismos de autocuidado. 

Plantas medicinais | 8 benefícios da embaúba: https://lifestyle.uai.com.br/saude/plantas-medicinais-8-beneficios-da-embauba/

Meditação

Com uma música mais calma, num momento só seu, elas vão sendo regadas quase que em meditação, no momento do agora.

De certo, muitas pessoas aproveitam para conversar com as plantas e trocar a energia boa.

Plantas

Ao se dedicar, às plantas, que podem estar em vasos ou em seu jardim ou quintal, são liberadas emoções que auxiliam, assim, para a manutenção da saúde mental já que é o momento único, o tempo parece parar.

Atividades de jardinagem

Ao se dedicar às atividades de jardinagem a pessoa se desconecta, dessa forma, das tecnologias, da vida corrida.

Passa a cuidar de si, ao cuidar das plantas, ao escolher novas sementes e plantar, ao tirar folhas velhas, ao contemplar.

Mexer na terra, sentir o cheiro da terra molhada, sujar as mãos, simples acontecimentos que, pelo contrário, são relevantes pois carregam em si todas as emoções que despertam e permitem a conexão do “eu” mais profundo.

A jardinagem reduz a ansiedade e o estresse já que ao cuidar de cada etapa do desenvolvimento das plantas permite a sensação de que se está cuidando de si mesmo em iguais etapas e de forma inteira. 

De antemão é importante saber que cada pessoa tem seu próprio tempo, assim como as plantas cultivadas, não se pode apressar.

Cada um atinge seu momento de forma única e por isso, não se pode querer comparar com ninguém.

Algumas pessoas, dessa forma, não conseguirão ficar, de início, 10 minutos cuidando das plantas, já outras, perderão as horas em seus próprios pensamentos e na atenção e cuidado com cada uma delas.

Assim, a jardinagem holística ou horto terapia, tem sido um excelente aliado, juntamente com a meditação e a ioga, para que as pessoas busquem mais equilíbrio e paz interior.

Além disso, o cultivo de hortaliças, vegetais e legumes permitirá uma alimentação mais saudável, já que serão orgânicos. Já construir terrários, cuidar de flores ou plantas trará mais beleza e bem estar ao dia a dia. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.