Dieta Mediterrânea: baseada em peixes rica em nutrientes e pouca caloria

Dieta Mediterrânea: baseada em peixes rica em nutrientes e pouca caloria

Do mar Mediterrâneo para o mundo

Não é segredo para ninguém (acredito eu), que uma alimentação baseada em peixes e rica em nutrientes possui pouquíssima calorias. Não sabia disso?

Então vamos lá. O que algumas pessoas não sabem é que a dieta Mediterrânea é responsável direta pelo aumento da expectativa de vida do ser humano.

Isso porque, ela é baseada no estilo de vida dos moradores que vivem em locais banhados pelo mar Mediterrâneo (na Itália, Grécia, sul da França e Espanha).

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Essas pessoas começaram a chamar atenção de pesquisadores devido à alta expectativa de vida e baixo índice de doenças crônicas.

Mas qual o segredo dessa dieta?

Comida de verdade, sem mistérios. Isso mesmo. A alimentação inclui frutas, vegetais, peixes, azeite e uma pequena quantidade diária de vinho resulta numa dieta extremamente nutritiva.

Assim é possível manter o peso com tranquilidade, além de perder alguns quilos – se essa for sua intenção.

Mas é importante ressaltar que dentro desse cenário, o consumo desses
alimentos elevam o potencial nutritivo da comida altos níveis.

Dieta mediterrânea

Porém não existe nenhuma “invenção de roda” aqui. O consumo dessa dieta é antigo e se iniciou no ano de 1950 e, em 2010, a Unesco considerou a dieta Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

O modo de vida dessas pessoas consistes em comida fresca na mesa é muitas frutas, legumes, peixes, azeite, oleaginosas, grãos e cereais. Além de queijos, leites e vinhos.

Outro fator que, de acordo com pesquisadores, influencia diretamente na saúde desse moradores é o fato do rastreamento desses produtos.

Já que, na maioria dos casos, ele é o responsável por plantar, colher e criar.

Mas como para muita gente esse processo é uma utopia distante é bom ficar atento aos insumos básicos dessa dieta, que precisa ser adicionado ao seu estilo de vida atual.

Insumos básicos

1 – Frutas e vegetais.
2 – Castanhas e sementes.
3 – Cereais integrais.
4 – Gorduras saudáveis – podemos falar em azeites, azeitona, abacate e óleo de abacate.
5 – Aves (peru, frango e pato), peixes e frutos do mar.
6 – Queijos, leites e iogurtes com baixo teor de gordura.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.