Emagreça com delicioso mingau de aveia

Mingau de aveia. Com certeza você leu e pensou: não é possível, aveia engorda…ou deve ter remetido à infância e fez uma careta.

Mas o mingau de aveia é delicioso e é sem dúvida um ótimo aliado para quem busca emagrecer e ter uma vida saudável.

O mingau de aveia se tornou queridinho de muitas dietas e da rotina alimentar já que se é uma comfort food.

Além disso também traz muita saciedade, fazendo com que se reduza a ingestão de alimentos.

Receita de granola de aveia caseira: https://lifestyle.uai.com.br/saude/granola-caseira-de-aveia-para-uma-dieta-saudavel/

Aveia na alimentação

Primeiramente é importante lembrar da importância da aveia na alimentação, mesmo sendo carboidrato.

Dessa forma seu índice glicêmico é muito baixo e por isso é absorvido lentamente pelo organismo não sendo uma bomba calórica.

Redução do colesterol ruim

Além disso, a aveia ajuda a reduzir a pressão arterial por ser fonte de antioxidante que dilata os vasos sanguíneos e de fibras, nesse caso auxiliando também na redução do colesterol ruim.

Não apenas, também auxilia no controle de açúcar no sangue

Humor, pele e cabelos

Assim auxiliando na prevenção de diabetes e melhora a digestão e a função intestinal, garantindo além de saúde, a melhora do humor e uma pele e cabelo mais bonitos.

Consumo diário

Todavia, deve-se aliar o consumo diário de aveia ao consumo de água, que deve ser no mínimo de dois litros. Fazendo inclusive que haja mais disposição e ainda auxilia na prevenção de doenças do coração.

Surpreendentemente a aveia auxilia na prevenção do câncer de intestino (colorretal).

O ideal, entretanto, é procurar consumir aveia orgânica para amplificar todos os benefícios que pode trazer à saúde e de forma consciente.

Mas não se pode esquecer que o equilíbrio é a base de tudo e o consumo deve ser moderado.

O mingau de aveia, garante ainda o fornecimento de complexo B, ferro, vitaminas e proteínas auxiliando também no tratamento do transtorno da compulsão alimentar.

Redução de peso

Mas esse mingau somente auxiliará na redução de peso e medidas se for consumido de manhã ou à noite, substituindo o café da manhã ou o jantar (não é para ser consumido na ceia) e na porção ideal.

Excelente pré ou pós treino

Contudo, o mingau de aveia também é um excelente pré ou pós treino, de acordo com o horário da atividade física e pode ser turbinado para potencializar os resultados.

Quanto à quantidade a ser consumida, aliás, o ideal é que seja um prato raso e somente de duas a três vezes por semana, pois senão, passará a ser um alimento que permitirá o ganho de peso.

RECEITA

INGREDIENTES

Para uma porção você vai precisar de:

  • 200ml de leite (desnatado, de amêndoa ou de coco) ou substituir por água filtrada ou mineral ou água de coco
  • 50 g de farelo de aveia (duas colheres de sopa)
  • Uma colher de café de xititol ou de ágave
  • Canela a gosto
  • Pode-se colocar 15 gotas de essência de baunilha ou um pequeno pedaço do favo.

Eventualmente pode ser incluída uma clara de ovo caipira para aumentar a ingestão de proteína.

PREPARO

Inicialmente coloque em uma panela a aveia e o adoçante, misture gradativamente o líquido escolhido, depois leve ao fogo e vá mexendo vagarosamente até que comece a ter textura de mingau (em torno de 5 minutos).

Em seguida identifique a textura que melhor lhe agradar o paladar, não deixando ficar muito densa pois ficará mais compactada.

Retire do fogo, coloque no prato e polvilhe a canela na quantidade que quiser. Se desejar pode acrescer frutas secas de baixa caloria.

Para dar mais cremosidade ao mingau a aveia pode ser hidratada por 1hora e meia em um pouquinho de água, suficiente para cobrir a porção da aveia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.