Granola caseira de aveia para uma dieta saudável

Granola caseira de aveia para uma dieta saudável

Primeiramente, é importante pensar como a granola passou a incorporar os
hábitos alimentares, usada em iogurtes, frutas, pura, transformadas em barras. Esse é um alimento inclusive muito utilizado por militares em exercícios táticos.

Certamente você já sabe que a granola é um alimento saudável e que é uma
excelente opção para o café da manhã ou da tarde, já que contém aveia,
oleaginosas e frutas secas, além do mel e do óleo de coco.

Receitas de dietas no nosso site: https://lifestyle.uai.com.br/saude/5-combos-para-de-cafe-da-manha-saiba-tudo-para-emagrecer-com-saude/

Surpreendentemente a granola é uma potente uma fonte de energia e
minerais. Para começar, estimula o funcionamento do intestino, o que
também auxilia no emagrecimento, na beleza da pele e no humor.

Ademais, para o emagrecimento, funciona como um instrumento para retardar o esvaziamento do estômago, ou seja, dá maior saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos e assim ingira menos quantidade de alimento.

Além disso, com ser fonte de fibras, a granola auxilia na prevenção e controle da diabetes já que as fibras reduzem a absorção de açúcares, bem como previne doenças cardiovasculares e do sistema nervoso.

Receitas de dietas no nosso site: https://lifestyle.uai.com.br/saude/cafe-da-manha-funcional-sete-receitas-para-te-ajudar-a-emagrecer-com-saude/

Igualmente, é utilizada no combate ao colesterol ruim também porque reduz a absorção da glicose e também das gorduras, além de auxiliar na eliminação dos graxos.

Ao mesmo tempo a granola atua na prevenção de vários tipos de cânceres
como mama, estômago, pâncreas, intestino, próstata, dentre outros, por
causa de suas vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes.

Granola

Dessa forma, dependendo de seu plano alimentar a granola é uma ótima
opção que, aliada a atividade física e uma alimentação saudável, auxiliará na manutenção da saúde e no controle de peso.

RECEITA

Ingredientes

*3 xícaras de chá de aveia em flocos – 2 colheres de sopa de quinoa
*1 ½ xícara de chá de castanhas* (castanha de caju, castanha-do-pará,
avelã, amêndoas, pistache) cortadas em tamanho pequeno
*½ xícara de chá das frutas secas (uva-passa, banana passa em
pedaços, damasco picado, ameixa seca picada dentre outros)
*½ xícara de chá de mel ou agave (mel de aroeira é ótimo para o
estômago) – ¼ de xícara de chá de óleo de coco – Uma pitada de sal

Entretanto se as castanhas e sementes forem cruas, será necessário colocar junto com a granola para tostar. Se já forem adquiridas tostadas, depois que retirar a granola do forno, misture.

Modo de Preparo

Misture os ingredientes secos (grãos, castanhas, sementes, sal e especiarias)
em um recipiente, coloque o óleo e o adoçante e misture bem.
Espalhe a mistura em uma assadeira com bordas altas. Melhor utilizar papel manteiga para forrar, evitando que a granola grude.

Leve ao forno de 30 a 45 minutos à 150°C. Cuide constantemente porque se ficar dourada já é hora de desligar o fogo para não queimar.

Em seguida retire do forno e deixe esfriar na assadeira. Ela só ficará crocante depois de fria. Após fria, coloque a granola num pote hermético.

Dica: para que a granola fique mais solta, misture os ingredientes colocados no forno a cada 20 minutos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.