Granola caseira de aveia para uma dieta saudável
Primeiramente, é importante pensar como a granola passou a incorporar os hábitos alimentares, usada em iogurtes, frutas, transformadas em barras. Esse é um alimento inclusive muito utilizado por muitos atletas.
Certamente você já sabe que a granola é um alimento saudável e que é uma excelente opção para o café da manhã ou da tarde, já que contém aveia, oleaginosas e frutas secas, além do mel e do óleo de coco.
Receitas de dietas no nosso site
Surpreendentemente a granola é uma potente fonte de energia e minerais. Para começar, estimula o funcionamento do intestino, o que também auxilia no emagrecimento, na beleza da pele e no humor que coisa né?
Ademais, para o emagrecimento, funciona como um instrumento para retardar o esvaziamento do estômago, ou seja, dá maior saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos e assim consuma menos quantidade de alimento.
Além disso, a granola auxilia na prevenção e controle da diabetes já que as fibras reduzem a absorção de açúcares, bem como previne doenças cardiovasculares e do sistema nervoso.
Receitas de dietas no nosso site:
Igualmente utilizada no combate ao colesterol ruim, porque reduz a absorção da glicose e também das gorduras, além de auxiliar na eliminação dos graxos.
Atua na prevenção de vários tipos de cânceres como: mama, estômago, pâncreas, intestino, próstata, dentre outros, por causa de suas vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes.
Granola
Dependendo de seu plano alimentar a granola é uma ótima opção que, aliada a atividade física e uma alimentação saudável, auxiliará na manutenção da saúde e no controle de peso.
RECEITA
Ingredientes
*3 xícaras de chá de aveia em flocos – 2 colheres de sopa de quinoa
*1 ½ xícara de chá de castanhas* (castanha de caju, castanha-do-pará, avelã, amêndoas, pistache) cortadas em tamanho pequeno
*½ xícara de chá das frutas secas (uva-passa, banana passa em pedaços, damasco picado, ameixa seca picada dentre outros)
*½ xícara de chá de mel ou agave (mel de aroeira é ótimo para o estômago) – ¼ de xícara de chá de óleo de coco – Uma pitada de sal
Se as castanhas e sementes forem cruas, será necessário colocar junto com a granola para tostar. Se já forem adquiridas tostadas, depois que retirar a granola do forno, misture.
Modo de Preparo
Misture os ingredientes secos (grãos, castanhas, sementes, sal e especiarias) em um recipiente, coloque o óleo e o adoçante. Espalhe a mistura em uma assadeira com bordas altas. Melhor utilizar papel manteiga para forrar, evitando que a granola grude.
Leve ao forno de 30 a 45 minutos à 150°C. Cuide constantemente porque se ficar dourada já é hora de desligar o fogo para não queimar.
Em seguida retire do forno e deixe esfriar na assadeira. Ela só ficará crocante depois de fria. coloque a granola num pote hermético.
Dica: para que a granola fique mais solta, misture os ingredientes colocados no forno a cada 20 minutos. É moleza de fazer, bora.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.