Leite de amêndoas: benefícios e receita

Leite de amêndoas: benefícios e receita

Primeiramente, o leite de amêndoas é um dos melhores substitutos do leite de vaca.

Para os intolerantes à lactose ou mesmo para aqueles que não são fãs da bebida, além de ter um sabor considerado neutro, mas muito gostoso.

Validade

Definitivamente, fazer o seu próprio leite, além de ser saudável é mais
econômico e deixa de gerar resíduos de lixo já que se usa uma garrafa de vidro esterilizada para guarda-lo na geladeira, por uma validade de 5 dias.

Massa da amêndoa

Além disso, além da produção do leite, há o resíduo, a massa da amêndoa que sobra após ser coada, que é a farinha da amêndoa, utilizada em diversas receitas como cookies, muffins e pão de mel fit.

Aliás, o resíduo do leite para fazer a farinha é simplesmente deixar secar no
forno ou frigideira para transformar em farinha. O período para obtenção da farinha é de 20 a 30 minutos, sendo importante que você vá conferindo a
textura.

Certamente você sabe que o leite de amêndoas pode ser bebido puro,
misturado com café e chás, utilizado em receitas diversas tanto doces quanto salgadas e também em vitaminas e smoothies.

A amêndoa inegavelmente é rica em firas, carboidratos, proteínas, fibras, Cálcio, Potássio, Magnésio, Sódio, Ferro e Zinco, o que auxilia no tratamento e prevenção da osteoporose, reduz câimbras, reduz a retenção de líquido e diminui a pressão alta.

O leite de amêndoa é muito benéfico para a saúde, sendo bem utilizado nas dietas e, aliado a um plano alimentar adequado e a exercícios físicos, pode fazer parte da rotina.

Receita

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoas cruas e sem sal e lavadas
  • 4 xícaras de água filtrada

Preparo

Coloque as amêndoas em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por 8 horas.

Descarte a água do demolho e lave bem os grãos. Deposite as amêndoas molhadas no liquidificador e adicione a água filtrada. Bata por 2 a 3 minutos, até que o leite fique bem homogêneo.

Em seguida coe o leite de amêndoas sobre um recipiente utilizando um pano limpo (como o pano de prato tradicional) ou uma peneira bem fina.

Esprema bem para extrair todo o leite. O resíduo que sobrar pode ser utilizado em diversas receitas.

Guarde o leite de amêndoas na geladeira em uma garrafa ou pote de vidro
fechado e esterilizado (fervido) por até 5 dias ou 40 dias no congelador.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.