Hub Social Ajudaí: a importância dos agentes transformadores no impacto social

Ajudaí é a terceira maior startup na América Latina na luta contra a pobreza em 2022

Hub Social Ajudaí

Os projetos sociais exercem grande influência no que se refere às questões consideradas tabus nos relacionamentos familiares, como sexo, drogas, gravidez na adolescência, cujas discussões se tornaram mais acessíveis dentro do seio familiar. Os pais já aceitam enfrentar o assunto de forma mais natural, ou menos preconceituosa.

Adolescentes

Agravado pela timidez natural dos adolescentes, os problemas de ordem pessoal, quando veementemente interiorizados, provocam maior retração e incorrem no risco de perder talentos dos mais variados. Buscam superar este problema por meio da arte tais como apresentações teatrais, exposições de desenhos e pinturas, trabalhos manuais de reciclagem, etc.

A importância do empreendedorismo

É sabido que as questões de empregabilidade estão cada vez mais delicadas no contexto mundial. Os jovens, em especial, são os que mais sofrem devido à falta de experiência e de oportunidades de inserção no mercado. Daí, surgem os projetos no esforço e estímulo ao empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais.

Mesmo assim, existe a insegurança com relação ao futuro profissional como verificado nas respostas na maioria absolutas das pesquisas, feitas pela ONU.

Surpreendentemente, pelo menos metade dos jovens fez algum tipo de empreendimento com os recursos da bolsa que recebiam INVESTINDO em: sementes, terrenos, animais, participando de cursos adicionais, poupando, fazendo consórcios, e também ajudando no orçamento familiar.

Relacionado às questões de cidadania como participação ativa nas comunidades em questões políticas, e sociais, pode-se dizer que estão sendo alcançados ótimos resultados.

Neste aspecto, já existem jovens participando de Comissões de Gestores Locais junto a instituições nacionais e internacionais de peso, bem como em grandes programas governamentais. Como por exemplo, os jovens transformadores de Ashoka, entre 10 meninas e cinco meninos em vários estados brasileiros.

São jovens atuando, por exemplo, no Conselho da Criança e do Adolescente, bem como outros atuando fortemente nas áreas de comunicação e informática.

Co equipes organizando e participando de seminários nacionais e internacionais.

Enfim, estão, gradativamente, surgindo resultados surpreendentes nos quais além da ação e do esforço dos Projetos sociais, todos os públicos de interesse têm tido um papel fundamental na forma de conduzir, fomentar e estimular estes jovens para o desenvolvimento como agentes transformadores.

Saiba mais sobre o Hub Social Ajudaí no site: https://vamosajudai.com.br/

Quero ajudar: https://vamosajudai.com.br/quero-ajudar/

Siga o Ajudaí no Instagram: https://www.instagram.com/ajudai_hub/

Advertisement

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.