Arte urbana: O que é lambe-lambe?

De antemão, já falamos aqui que existe arte para além das galerias. Afinal a arte pode ser admirada em centros urbanos. Muros grafitados, paredes com murais, esculturas, dentre outras artes urbanas.

Sendo assim, eu posso te contar que arte tá bem mais perto do que você pensa. Arte pode ser acessível a todos e pode estar naquele muro que você enxerga da janela do seu quarto.

Visando a liberdade de expressão nas cidades, que a intervenção urbana surgiu, primeiramente. Ela basicamente é a interação de um elemento artístico, com algo preexistente, modificando a nossa percepção do meio urbano e artístico.

Sendo assim, a intenção era espalhar vários estilos de arte por lugares que fazem parte do nosso dia-a-dia.

lambe-lambe

Muitas dessas artes são bem-humoradas e nos trazem um sorriso bobo nos lábios.

Nessa série de artigos sobre arte urbana, hoje vamos falar sobre lambe-lambe! Mas, o que é isso? Pintura com a língua?

Não, não é nada disso!

Caminhando pelas ruas você já viu cartazes colados em postes, paredes, até mesmo tapumes de obras, não é? Isso são os lambes!

Lambes

Quem nunca foi pegar o busão indo para a facul e ficou distraído lendo o que estava escrito naquele cartaz colado no ponto de ônibus, por exemplo?

Nesse sentido, o lambe-lambe, é basicamente, um pôster artístico, o tamanho varia. Geralmente são feitos em folhas A2, A3 ou A4.

O lambe pode tanto ter escritos com poesias ou mensagens positivas, quanto desenhos. É algo feito para embelezar a paisagem, podendo também ser um ato de protesto. Além disso, ele tem o intuito de transformar o meio urbano.

O lambe pode ser feito a mão mesmo, por exemplo. Ou criar artes personalizadas em seu computador e mandar imprimir em uma gráfica, não tem regra!

Curtiu esse artigo? Está gostando da série de artigos sobre arte urbana? Nos siga nas redes sociais!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.