Aprenda preparar um vinho quente
Os ventos do inverno começam a bater à porta. Isso porque, uma das temporadas mais charmosas do ano pede entrada para comidas quentinhas, casacos e gorros. Esse é o inverno que começa oficialmente no dia 21 de junho. Contudo, os dias mais gelados já mostraram um pouco da potência para este ano.
E nada melhor para enfrentar o frio do que versões que ajudam a aquecer a alma e o corpo, obviamente. Para começar a nossa sequência, o convite de hoje é para bons brindes com um vinho gostoso e relaxante.
Mas a ideia aqui não é simplesmente o vinho na taça. A proposta é o convite para inovação de uma receita antiga, porém com ares modernos, que agrada a diversos paladares. O vinho quente foi criado há muito anos, mais precisamente no século II.
A bebida foi idealizada por romanos que decidiram aquecer o vinho. Foi assim que eles encontraram um jeito para aquecer o corpo dos dias gelados. A partir da conquista da Europa, os romanos disseminaram a receita pelo continente. Aliás, por lá, ele também é bastante popular e conhecido como “mulled wine”.
A vida do vinho quente
Entretanto, foi na idade média que o vinho quente ganhou vida. Isso porque, os criadores decidiram acrescentar algumas especiarias que deram a verdadeira cara à bebida. Hoje, no Brasil, a bebida se tornou muito popular e é uma forte marca das festas juninas que ocorrem por todo o país.
O preparo da receita é bem rápido e não vai demorar mais de vinte minutos. A minha sugestão é oferecer a bebida como brinde do Dia dos Namorados e, de quebra, aproveitar o vento frio para ter uma desculpa para se esbaldar na receita. Bora tomar um vinho quente?
Ingredientes
1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) cheia de açúcar
Cravos-da-índia e canela em pau
1 litro de vinho tinto seco misturado com 2 e ½ xícaras (chá) de água
½ maçã verde ou vermelha descascada em cubinhos
Casca de 1 laranja-pera seca de um dia para o outro
Modo de Preparo
Para começar, derreta o açúcar em uma panela, com cravos e canelas. Em seguida, coloque o vinho, a água, a maçã, a casca de laranja e o restante de açúcar. Espere ferver por 10 minutos. Sirva bem quente.
Aprenda preparar um vinho quente
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.