Para muitas pessoas a comida sem cebola não tem vida e, muitos menos, sabor.
Para outros tantos, mesmo que picadinha, ela deixa o prato intragável. Amada ou odiada, a cebola surge de muitas maneiras e agrega nutrientes à alimentação.
Dentro desse cenário, é importante deixar claro que os benefícios que essa hortaliça (de sabor muito característico) são intensos.
A cebola pode ser encontrada de muitos tamanhos e cores – amarela, branca ou roxa -, o que vai render aromas e gostos distintos no paladar.
Benefícios da cebola
Entre os principais nutrientes, os ativos antioxidantes têm muita atuação e agem diretamente no organismo.
Além disso, ela mantém outras vitaminas como ferro, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e carboidratos e proteínas.
Quantos às proteínas, uma cebola crua, com 100gr, concentra 40 calorias e 2g de fibras.
O consumo rotineiro ajuda o coração, já que os elementos oxidantes reduz os processos anti-inflamatórios no corpo e, consequentemente, a formação de coágulos.
A cebola também é uma importante aliada no controle do excesso de açúcar no sangue, bem como na proteção da saúde dos ossos.
E para quem fica muito gripado, ela é indicada, já que, devido à concentração de vitamina C, há aumento de imunidade comprovada.
No entanto, os benefícios vão além e ela é uma ótima opção para a limpeza da grelha depois do churrasco.
Com a ajuda de um pano ou garfo, basta passar de um lado
e de outro da grelha, que ficará limpa em pouco tempo.
Cebola: delícia culinária
Apesar de todas essas utilidades, é no prato que ela se consolida. Ela pode surgir como, agregada do arroz branco, feijão refogado, na salada ou ainda no preparo individual como acompanhamento.
Pensando em tudo isso, trouxemos aqui uma receita bem simples, que pode ser preparada hoje e ser degustada ainda no almoço para acompanhar a couve refogada ou o alface com tomate. A dica é do nosso querido chef Thiago Chiericatti. Vamos à receita.
Pétalas de Cebola
Ingredientes
1 cebola baby
1 colher (chá) azeite
Modo de preparo
Para começar é importante que a cebola seja cortada ao meio. Leve para uma frigideira, já quente, coloque o azeite e a cebola com a parte que foi cortada para baixo.
Deixe tostar um pouco e em seguida retire pétalas por pétalas. Reserve e sirva.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.