PrEP, um comprimido que protege você do HIV!
Já pensou em se proteger do HIV utilizando um medicamento para isso? Parece estranho na primeira vez que se escuta, mas sim, é possível se prevenir da AIDS utilizando uma medicação oral.
Desta forma, essa modalidade de tratamento na qual se faz uso de uma medicação para prevenir a aquisição de uma doença infectocontagiosa se chama profilaxia.
Profilaxia para o HIV
Existem diversos tipos de profilaxias para as mais variadas doenças possíveis, existe a profilaxia para a malária, leptospirose, meningite bacteriana e desde 2017 no Brasil existe a profilaxia para o HIV.
No entanto, a prevenção da infecção do HIV é chamada de PrEP.
Significa que antes de se expor ao risco (infecção pelo vírus HIV) a pessoa deve ter feito o uso da medicação para ser eficaz.
Genéricos
Essa medicação é composta por um comprimido de duas drogas em combinação Tenofovir – TDF (300 mg) e a Emtricitabina-FTC (200 mg) de nome comercial Truvada porém já existem opções de medicações genéricas igualmente eficazes.
E como esse medicamento age? Ao tomar o medicamento de maneira correta (prescrita por seu médico) garante que se a pessoa entrar em contato com o vírus o remédio combata sua replicação, eliminando o vírus, impedindo portanto a infecção.
PrEP
A PrEP não possui efeitos imediatos.
Para relações sexuais anais a PrEP deve ser iniciado 7 dias antes da exposição e para relações vaginais, 20 dias antes da exposição.
Para quem a PrEP está indicada? A PrEP está indicada para as pessoas com maior risco como:
- Homens que fazem sexo com homens (HSH) que tiveram pelo menos uma relação anal sem preservativo ou foram diagnosticados com uma doença sexualmente transmissível nos últimos 6 meses
- Em seguida, usuários de drogas injetáveis
- Profissionais do sexo
- Logo após, casais sorodiscordantes (um tem o vírus HIV e o outro não)
- Homens ou mulheres heterossexuais que não usam preservativos regularmente nas relações sexuais com parceiros que desconhecem se têm HIV e estão em alto risco de contrair HIV, mas como por exemplo, parceiros usuários de drogas injetáveis, parceiros bissexuais do sexo masculino ou profissionais do sexo.
Prevenção
A PrEP só previne contra o HIV, entretanto para outras infecções sexualmente transmissíveis está indicado o uso do preservativo, o que chamamos de prevenção combinada.
Existem diversas formas de amar, existem diversas formas de prevenir o HIV. Procure saber qual a melhor forma de prevenção para você. Se
Infectologie no Instagram: https://www.instagram.com/infectologie/
Confira nossa pagina do PrEP: https://infectologie.com/infectologia-clinica/#prep
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.