Life Style

Verão consciente: dezembro laranja alerta para a prevenção

Verão consciente: dezembro laranja alerta para a prevenção

Primeiramente estamos início da estação mais quente do ano. Portanto, por ser um mês com datas festivas, férias e altas temperaturas, a exposição solar nesse período aumenta.

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu o mês para a campanha “dezembro laranja”. A intenção da ação é estimular a prevenção e diagnóstico do câncer de pele. Segundo a SBD, o câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com milhares de novos casos todo ano.

Importância de conhecer o próprio corpo

Para a dermatologista Teresa Noviello, é de extrema importância que as pessoas conheçam o próprio corpo e saibam quais pintas ou sinais possuem, pois, dessa forma será mais fácil localizar quando uma nova surgir.

Ela, que também é diretora da Clínica Teresa Noviello e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que, quando isso acontecer, o indivíduo deve procurar um dermatologista, que irá analisar a lesão e diagnosticar o que ela representa.

Tipos mais comuns

Antes de mais nada, os cânceres de pele são divididos em três tipos mais comuns: o carcinoma basocelular (CBC), carcinoma espinocelular (CEC) e o melanoma, sendo que os dois primeiros são menos letais e possuem maior incidência.

“O CBC costuma surgir nas áreas mais expostas ao sol, como face, pescoço, couro cabeludo, colo e ombros, e pode se caracterizar por uma pápula vermelha, brilhosa, com crosta e que pode sangrar.

Já o CEC, também costuma surgir nas áreas expostas, mas também tem grande incidência em áreas menos visíveis. Esse tipo habitualmente pode ser em tom avermelhado e em forma de feridas mais espessas, que não cicatrizam”, explica Teresa.

Melanoma

Ela conta que o melanoma é o tipo de câncer de pele com maior índice de mortalidade.

“Geralmente, esse tipo surge como uma pinta ou sinal, muitas vezes com aspecto e formato irregulares, com variações de cor e tamanho e que pode sangrar.

Sendo importante, então, a vigilância da própria pele, para a detecção precoce da doença”, diz.

Em todos os casos, a prevenção será sempre o melhor tratamento.

Como os cânceres de pele costumam estar ligados à exposição solar em excesso e sem proteção (além da exposição ao sol, o câncer de pele pode surgir devido a outros fatores, como doenças de pele, exposição a agentes químicos ou radiação),

Assim, o uso do protetor é fundamental independentemente da estação climática.

A radiação ultravioleta (UV) ocorre durante todo o ano, mesmo em estações mais frias e em dias nublados.

Já o UVB, por serem parcialmente absorvidos pela camada de ozônio, atinge a pele quando há menos nuvens, como é o caso do verão. Teresa Noviello ainda enfatiza que a exposição ao sol não é 100% perigosa, se tomadas algumas medidas.

“O sol, por exemplo, pode nos ajudar na manutenção da vitamina D, portanto ele não deve ser cortado totalmente.

Então, para evitar problemas futuros, deve-se sempre usar o protetor solar e optar pela exposição antes das 10h da manhã e após às 16h da tarde”, aconselha.

“O protetor deve ser receitado por um profissional dermatologista, após a avaliação da pele do paciente.

O tipo, se será creme, gel ou spray, irá depender da pele e da necessidade de cada um, o que é importante para a adesão ao uso, já que o fator de proteção (FPS) será de acordo com a sua exposição”, orienta.

Instagram Lucas Machado

Sobre Lucas Machado

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

O Futuro da Economia na Era da Inteligência Artificial

O Futuro da Economia na Era da Inteligência Artificial Em 2018, meu primeiro contato com…

16 horas ago

Bike: Como escolher os melhores equipamentos

Montain Bike O Estar bem vestido ultrapassa a moda street e sob medida e invade…

1 dia ago

Gastronomia: Plant based receita de OMELETE VEGANO

Plant based: Omelete vegano Você já ouviu falar da tendência de plant based? O movimento…

2 dias ago

Malu Ribeiro por Lucas Machado

Malu Ribeiro por Lucas Machado Por aqui não temos regras e quero te dizer uma…

2 dias ago

MADE IN MINAS GERAIS coloca quase 10.000 pessoas na praça da Savassi

MADE IN MINAS GERAIS O evento Made in Minas Gerais atraiu 9 mil pessoas durante…

3 dias ago

Entrevista: Podcast O Café e a Conta, Nenel, do Baixa Gastronomia

Em uma recente entrevista no podcast O Café e a Conta, Nenel, do Baixa Gastronomia,…

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!