Nhoque de batata doce: funcional e saboroso

Nhoque de batata doce: funcional e saboroso

No universo fit a batata doce sempre figurou entre uma das companheiras principais de quem buscava vida saudável e, consequentemente, conquistar a forma física. A fama tem respaldo nutricional, já que 100 gr corresponde a 77 calorias e 18.4 g de carboidratos

Além disso, ela é rica em fibras e proteínas. Fonte de carboidratos saudáveis, sem dúvidas, é o alimento certeiro de quem busca ganho de massa muscular. No sabor, o leve adocicado faz da receita uma curinga na cozinha.

Confira mais receitas funcionais no nosso site: https://lifestyle.uai.com.br/saude/omelete-rapido-e-funcional/

Tanto que as opções de experimentos podem ser variadas, além de ser ótimas aliadas para dietas que brinque com as nuances de sabores entre doce e salgado.

É claro que ela não faz a mágica do processo de emagrecimento, até porque isso não existe. Já que emagrecimento é um processo conjunto que une plano de alimentação adequado, atividade física e foco.

Nhoque de batata doce

No entanto, como já disse, ela é uma aliada de peso. E os motivos são óbvios. A sensação de saciedade provocada pelo consumo é instantâneo, logo após as refeições.

Entretanto, sabemos que restringir o consumo da batata doce ao acompanhamento do ovo não é o mais aconselhável. O seu paladar vai enjoar rapidamente da refeição e você vai acabar torcendo o nariz para essa aliada importante da sua dieta.

Confira mais receitas de batata doce no nosso site: https://lifestyle.uai.com.br/saude/panqueca-de-batata-doce-receita-pratica-deliciosa/

Que tal um nhoque de batata-doce para compor essa variedade?

Ingredientes:

  • 1 kg de batata-doce (cerca de 5 unidades)
  • 2 gemas
  • 1 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga
  • 1 maço de sálvia
  • 1 colher (sopa) de sal
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

Pique as batatas em tamanho médio e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Retire toda a água e salpique sal. Utilize o espremedor de batata. Coloquei ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo para resfriar a batata-doce – isso evita que, ao incluir as gemas, elas cozinhem com o calor.

Adicione as gemas e amasse bem com as mãos. Acrescente, aos poucos, o restante da farinha e verifique o ponto (com as mãos limpas, separe uma porção da massa e tente modelar uma bolinha sem que grude nas mãos).

IMPORTANTE: a quantidade de farinha de trigo utilizada na receita pode variar – evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver farinha na hora de modelar.

Modelar

Para modelar os nhoques: primeiramente polvilhe a bancada com farinha de trigo. Retire uma porção de massa e, com as mãos, faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro.

Em seguida com uma faca (ou espátula) corte os rolinhos a cada 2 cm. Transfira os nhoques para uma assadeira grande (ou refratário) polvilhada com farinha e reserve. Repita o processo com toda a massa.

Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal.

Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água pela escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo.

Cozinhe o restante dos nhoques e não despreze a água do cozimento – ela vai ser utilizada para fazer o molho.

Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de manteiga e adicione cerca de 30 nhoques.

Deixe por 1 minuto de cada lado para dourar por igual. Logo após transfira para uma travessa e doure o restante dos nhoques, adicionando manteiga a cada leva.

Depois que dourar todos os nhoques, diminua o fogo da frigideira para baixo e acrescente 4, colheres (sopa) de manteiga. Assim que derreter, junte as folhas de sálvia e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto para perfumar.

Desligue o fogo e acrescente 1 concha da água do cozimento do nhoque. Faça movimentos circulares com a frigideira para misturar e formar
um molho liso – não mexa com uma espátula, a gordura da manteiga pode se separar do molho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.