Panna Cotta: sobremesa Italiana, preparada com baunilha e gelatina.

Panna Cotta: sobremesa Italiana, preparada com baunilha e gelatina.

Ingredientes: para o creme

500ml de creme de leite fresco – 90g de açúcar refinado – 1 Colher de chá de essência de baunilha  – 4 Folhas de gelatina  

Ingredientes: Para o gel

Confira algumas receitas do nosso site: https://lifestyle.uai.com.br/lifestyle/gastronomia/pave-de-nutella-com-morangos-confira-nossa-receita/

– 200g de morango – 200g de amora – 200g de açúcar – Suco de ½ limão Taiti
– 10g ágar, ágar em pó – 5g goma xantana em pó – 100ml de água 

Primeiramente caso não consiga o material de cozinha molecular que nessa receita e a goma xantana e o ágar-ágar, por exemplo, pode ser substituído por 24g de gelatina em pó incolor 

Entao se preferir use somente as frutas frescas.

Modo de preparo do creme: 

Primeiramente Hidrate as folhas de gelatina na água fria e as mantenha submersas por 10 a 15 minutos. Coloque em uma panela o creme de leite, o açúcar e a essência de baunilha. 

Em seguida, mexa tudo até que o açúcar se desmanche, lembrando que o fogo tem que ser brando.

Panna Cotta

Assim quando ameaçar ferver, desligue o fogo e acrescente as folhas de gelatina já hidratadas lembrando que é preciso de tirar o excesso da água, continue mexendo ate ela se dissolver por completo.

Coloque em um recipiente e deixe esfriar um pouco antes de levar para a geladeira. Mas tempo suficiente para gelar e cerca de 4 horas.

Dica: não tampe o creme quente, pois ele vai deixar a tampa suada e vai criar uma película indesejada.

O ideal e colocar uma sacola encostando no creme, mas com muito cuidado para não deixar desnivelado, assim vai evitar de suar e de criar películas. 

Modo de preparo o gel 

De antemão processe as frutas num liquidificador com a água, o açúcar e o limão, coe e leve para uma panela o liquido coado. Acrescente o ágar-ágar e a goma xantana. 

Logo após mecha ate levantar fervura. Ao levantar fervura, conte 30 segundos e desligue o fogo. Coloque em um recipiente e deixe esfriar por uns 30 min antes de levar para a geladeira. 

Depois você vai processar no liquidificador essa geleia para virar o gel.

Depois leve esse gel para uma bisnaga. Caso não tenha esse material citado de cozinhar molecular, podem usar gelatina em pó incolor.

Dica. Caso fique azedo pode colocar um pouco mais de açúcar se desejar.

Dica: Para modificar as montagens tradicionais você pode acrescentar farofa de castanha, biscoito de baunilha em farelo, sorvete de baunilha.

Terra de Biscoito 

INGREDIENTES:

10 unidades de biscoito de leite ou biscoito de nata. Em seguida triture em um mix ou liquidificador. Logo após peneire e use para complementar sua montagem ou sabor. 

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.