Tartelete: doce francês popular no Brasil | Chefe Thiago Chiericatti

É impossível caminhar pela confeitaria sem citar toda a contribuição da França nesse universo.

Isso porque, foi por lá que os detalhes de sabores se tornaram referências para todo mundo. Nesse contexto, as tarteletes são ótimos exemplos.

A diversidade dos doces franceses é gigante e a tartelete é uma das gostosuras que caiu no gosto do paladar brasileiro. Nenhuma surpresa, inclusive.

Hoje, entretanto as tarteletes se tornaram populares no Brasil e podem ser degustada até em festas infantis – sendo que o posto de ocupação de doces finos já ficou no passado.

Então, Pensando nisso, trouxemos para este domingão uma receita dessa iguaria, que tem a assinatura do nosso amigo e chef Thiago Chiericatti.

Tartelete – Massa Sucrée

Ingredientes
  • 240g gramas de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 100 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 130 gramas de manteiga gelada cortada em cubos
  • 1 ovo

Modo de preparo

Primeiramente, peneire a farinha, o sal e o açúcar juntos. Corte a manteiga gelada em cubos pequenos e volte para a geladeira por uns 10 minutos.

Em seguida, acrescente a manteiga sobre a mistura de farinha e misture um pouco para que os pedacinhos não grudem uns nos outros.

Depois, incorpore com as pontas dos dedos o mais rápido que conseguir, até que se forme um farelo.

Acrescente o ovo e amasse com delicadeza até formar a massa. Só acrescente a água se for extremamente necessária.

DICA: se a massa ainda não tiver se juntado, você pode apenas passar a sua mão na água e tentar juntar o que sobrou da massa. Isso serve para que a massa, aos poucos, forma-se sem que fique mole e sem excesso de água.

Agora, faça uma bola com a massa, embrulhe em plástico filme e achate a bola para que fique mais fácil na hora de abrir a massa.

Deixe descansar na geladeira por no mínimo 1 hora ou até 48 horas. Abra em superfície ligeiramente enfarinhada.

Asse em forno pré-aquecido a 200°C, por, aproximadamente 20 minutos ou até que ela fique dourada. Tire do forno e deixe esfriar antes de usar.

Essa receita rende até 10 tortinhas de 6 cm de diâmetro ou 1 forma de 23cm de diâmetro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.