Life Style

História do grafite: a arte urbana

História do grafite: a arte urbana

Mural: Kaka-Chaz

A princípio, já falamos aqui que existe arte para além das galerias. Afinal a arte pode ser admirada em centros urbanos, popularmente conhecidas como arte urbana.

Vamos dar início a uma série de artigos falando sobre as artes urbanas, desde os lambes pregados em postes até esculturas que homenageiam pessoas importantes.

Sendo assim, eu posso te contar que arte tá bem mais perto do que você pensa. Arte pode ser acessível a todos e pode estar naquele muro que você enxerga da janela do seu quarto.

Grafite faz parte do movimento hip hop, surgido nos Estados Unidos nos anos 70, uma forma de expressão advinda da periferia, que envolvia o rap, o breakdance e o grafite.

Nesse sentido, o grafite é classificado como uma arte principalmente urbana, pois são pinturas, desenhos feitos nos muros, calçadas ou postes da cidade. Assim, ele carrega em si protestos sociais, culturais ou até mesmo políticos.

Primeiramente, aqui no Brasil, o grafite começou a ser mais difundido no período da ditadura, sendo essa arte uma maneira de protestar contra contra o que vinha acontecendo com a população naquele período. Pois, ela era silenciada.

Ao passo que quando essa arte surgiu era classificada, definitivamente, como transgressora, devido a sua ousadia em um período de opressão.

Grafitismo

O grafite faz parte da arte contemporânea, ver arte em espaços públicos foi revolucionário para época, e ainda é. O grafitismo tem a intenção de interferir no espaço público sim, a ideia do grafitismo é chamar atenção e transmitir ideias. Algo que passa longe da pichação e poluição visual.

Atualmente o grafitismo brasileiro é considerado um dos melhores do mundo, carregando técnicas e estilos que são unicamente nossos.

Sendo assim, a arte passa a ocupar as ruas, e passa a ser algo democrático, podendo ser vista e admirada por vários.

Gostaram do texto? Deixa seu comentário aqui! Ahhh e nos sigam.

Instagram: https://www.instagram.com/yoomag__/

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Ayurveda: medicina milenar autocuiadado e benefícios para o corpo

Ayurveda: conheça a medicina indiana de autocuiadado e os benefícios para o sono Qual a…

16 horas ago

10 ideias para guardar sua bike em casa

10 ideias para guardar sua bike em sua casa Antes de tudo, a bike é…

1 dia ago

Flávio Muniz: Especialista em Team Building e a Importância para as Empresas

Flávio Muniz: Especialista em Team Building e a Importância para as Empresas No mundo empresarial,…

1 dia ago

Gastronomia: Refugiados Transformam Desafios em Oportunidades

Gastronomia: Refugiados Transformam Desafios em Oportunidades Para muitos estrangeiros, o empreendedorismo na área gastronômica vai…

2 dias ago

Linkedin como ferramenta para podcasts

Linkedin como ferramenta para podcasts O ambiente de podcasts em Belo Horizonte reflete a diversidade…

4 dias ago

Cuidados urgentes com a saúde mental

A importância da saúde mental cuidados muito importantes

4 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!