O que está sendo feito pelo comitê olímpico anti-Covid

  • Redação
  • por em 16 de fevereiro de 2021

Comitê olímpico anti-Covid

Uma das maiores incógnitas de 2021, os Jogos Olímpicos estão agendados para se iniciarem no dia 23 de julho. No entanto, a cinco meses da data, o Japão passa por um cenário delicado em meio à pandemia.

Afinal, o pequeno país asiático ainda enfrenta grandes surtos do novo coronavírus e a vacinação por lá começou nesta semana.

Assim sendo, o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Paralímpico Internacional divulgaram as regras que preveem medidas para conter novas contaminações. Dessa forma, tanto atletas quanto visitantes terão que se adequar às normas.

O que está decidido?

Primeiramente, ambos decidiram que as pessoas ficariam isentas de apresentar qualquer comprovante de vacinação, inclusive os esportistas. Além disso, não precisará ser feita quarentena de 14 dias.

Entretanto, é preciso lembrar que essas regras valem para todos aqueles que vão assistir aos jogos ou pessoas de regiões localizadas dentro do território japonês.

Sobre os turistas que virão de outros países, não há ainda uma definição. Isso porque as fronteiras do Japão estão bloqueadas por vias aéreas e marítimas.

Os pontos turísticos estarão liberados?

Assim sendo, locais em que tendem a reunir aglomeração ficarão em observação e fechados.

Pontos turísticos, bares e transportes serão proibidos.

Nesse sentido, outra exigência é que os participantes façam uma lista com a relação de pessoas com as quais tiveram contato e apresentem aos oficiais.  

Nada de gritos nos jogos

As autoridades desaconselham toda e qualquer expressão oral para evitar o risco de contágio.

Uso de máscara é obrigatório em todos os jogos.

Os atletas devem apresentar exame que atesta o status negativo para Covid-19 até 72 horas antes de desembarcarem. No entanto, ao chegarem ao aeroporto, os jogadores passarão por mais exames.

Medidas de higienização de mãos e objetos continuam em vigor.

Por fim, as delegações serão estimuladas a se restringirem somente à região da Vila Olímpica.  

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.